Blog

Noticias 07/05/2015

Seja feliz estabelecendo um significado ao seu trabalho

Em tempos atuais sabemos o real significado do trabalho em nossas vidas? Passamos mais de 2/3 da vida trabalhando e vem deste fato a importância de sermos felizes em nossa profissão.

Pesquisas recentes chamam a atenção para dados alarmantes. Levantamento feito pelo instituto FMCOM revelou que mais da metade dos entrevistados dizem estar satisfeitos, mas não felizes com o trabalho. Entre os participantes 37% alegam estarem sofrendo de dores de cabeça, 43% de cansaço exagerado e 65% dizem estar sobre sintomas causados por estresse.

Mas o que nos leva a felicidade profissional? O Prof. Abraham H. Maslow, afirma: “As únicas pessoas felizes que conheço são as pessoas que estão trabalhando direito em algo que consideram importantes. Todos os seres humanos preferem trabalho com significado a trabalho sem significado”.

Desta forma, precisamos entender o real significado do trabalho em nossas vidas, e então passaremos a sentir mais prazer em trabalhar e consequentemente nos trará mudanças comportamentais. Precisamos inicialmente nos perguntar qual o objetivo do trabalho em nossas vidas. Remuneração? Maiores salários? Prestigio e reconhecimento? Melhores cargos?

Se você respondeu sim para pelo menos um das perguntas, é mais que necessário uma analise da sua vida profissional. Se não tivermos a visão correta do trabalho,  seremos infelizes pelo menos 2/3 de nossas vidas, ou mais, se levarmos em consideração que quando estamos infelizes em um setor de nossas vidas, os outros também serão afetados.

É necessário entender que o trabalho é acima de tudo o ato de servir e ser servido. É o ato de proporcionar alegria ao próximo e a si mesmo, é doar esforço e tempo em prol da evolução .  O ato de servir ao próximo é o ato de servir a si mesmo. A riqueza gerada pelo trabalho é sim um dos reconhecimentos de seu esforço, mas não deve ser o objetivo final do seu trabalho, pois além de tudo pode camuflar insatisfações e infelicidades.

O prestigio e o reconhecimento vem do real valor que deve inicialmente ser reconhecido pelo próprio individuo, em seus atos diários, sem se importar com cargo, profissão ou salario. Deve ser mensurado com a satisfação de cada projeto finalizado ou com cada dia trabalhado.  O maior cargo que alguém pode exercer é o cargo de ser útil a si mesmo e ao próximo.

Pessoas felizes com seu trabalho são definitivamente mais produtivas em suas vidas profissionais e pessoais, pois podemos separar a vida pessoal da vida profissional. Podemos exercer nossas funções no trabalho mesmo estando com problemas em nossas vidas pessoais, mas não podemos sustentar o inverso.  Precisamos antes de mais nada tomarmos para si a responsabilidade de ser feliz em tudo o que fazemos diariamente, e assim seremos o maior responsável pela felicidade em nossa vida profissional.

Veja outras Noticias